1. Um leão macho pode chegar a pesar entre 150 e 250 quilos e medir entre 2,60 e 3,30 metros de comprimento. Mas já o peso de uma fêmea varia de 120 a 190 quilos, e ela pode medir entre 2,40 e 2,70 metros.
2. Eles são muito velozes quando percorrem em pequenas distâncias, podendo chegar a atingir aproximadamente 50 quilômetros por hora.
3. Os seus dentes caninos chegam a medir até 6 centímetros, e sua cauda pode ter 1 metro de comprimento.
4. A juba do leão tem até 24 centímetros de comprimento de acordo a sua idade, e ela costuma escurecer cada vez mais com o passar dos anos.
5. Imagine, o som do rugido de um leão ecoa pela savana amedrontando todos os outros animais e confirmando sua impressionante postura de rei. Junto com a patrulha constante e burrifação de urina nas árvores essa é uma das principais táticas para marcar seu território. Os rugidos mais fortes, dependendo das condições de cada leão, podem ser ouvidos a incríveis 8 km de distância! Só indivíduos com mais de 2 anos tem essa capacidade. Por isso, ele é considerado o "Rei da Selva".
6. A gestação de uma leoa pode chegar a um período de 100 a 119 dias. Normalmente, a ninhada é composta por dois ou três filhotes, tendo a capacidade de chegar a seis.
7. Eles são os únicos felinos da terra que vivem sociavelmente, ou seja, que vivem em bando.
8. Por causa de uma anomalia genética, podem existir leões brancos. Eles não são albinos e, por isso, podem não apresentam qualquer sensibilidade ao sol. A sua cor, no entanto, faz deles uma presa fácil nas savanas, já que não conseguem se camuflar. Seus olhos são azuis ou dourados. São encontrados alguns deles livres na reserva de Timbavati, na África do Sul, local onde são considerados sagrados para das algumas tribos. Em alguns zoológicos, cruzam-se leões com a anomalia para nascerem mais filhotes brancos.
9. Um leão é capaz de comer até trinta quilos de carne de carne em uma só refeição. Por dia, um macho precisa de sete quilos de carne, e uma fêmea, de cinco quilos.
10 Leões são bons ladrões, Apesar de serem máquinas de matar, eles não conseguem ter sucesso em todas as suas caçadas. A porcentagem de sucesso desses felinos fica em torno de 20%, ou seja, conseguem abater uma presa a cada cinco tentativas.
Se a fome apertar, podem roubar comida de outros predadores como leopardos, guepardos e hienas. Curiosamente, no Serengeti o roubo de comidas representa 50% do total de alimento adquirido pelos leões.
11 Os reis das savanas costumam caçar em três estágios diferentes: Escolha da vítima com aproximação silenciosa; Corrida para alcançá-la; Mordida fatal na garganta.
No segundo estágio da caçada (corrida para alcançá-la) podem atingir a velocidade de 81 km/h! Mas como todo felino eles não conseguem manter essa velocidade por muito tempo, necessitando de uma emboscada perfeita.
12 Dormem até 20 horas por dia, essa é uma peculiaridade de todos os felinos, mas na maior parte do tempo é um sono leve, que os ajudam a terem uma digestão surpreendentemente eficaz absorvendo a maior parte dos nutrientes que podem. Isso também os ajudam a economizar energia, o que é importantíssimo levando em conta que na natureza selvagem nada pode ser desperdiçado.
13 filhotes são alvos fáceis, apesar de terem ótimas mães, a taxa de mortalidade dos filhotes é alta. Em algumas áreas mais da metade deles morrem cedo devido a ataques de outros predadores como hienas, leopardos e até chacais. Uma manada de búfalos também não perde a oportunidade quando os encontram desprotegidos. Mas a maior ameaça são os machos que tomam o lugar do dominante, eles matam todos os filhotes para que as leoas entrem no cio mais rápido.
Tiago P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário